FNOU


"A Ouvidoria constitui-se, em suma, no fato gerador de uma nova práxis administrativa, graças à transparência e ao salto de qualidade que pode alcançar a gestão dos negócios públicos, quando tonificada pela intervenção consciente e construtiva da cidadania". (Rubens Pinto Lyra)

O que é o FNOU?


O Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU) foi criado em 1999, durante o I Encontro Nacional de Ouvidorias Universitárias, em João Pessoa, na Paraíba. A primeira diretoria do FNOU foi constituída por Jaime Roy Doxsey, Sidnéya Gaspar de Oliveria e Rubens Pinto Lyra, tendo sido este o primeiro presidente. O FNOU é constituído por ouvidores que atuam ou atuaram em Instituições de Ensino Superior - IES - no Brasil. Uma das funções do FNOU é a divulgação do instituto da Ouvidoria, oferecendo informações e apoio às instituições universitárias que demonstram interesse em instalar suas próprias Ouvidorias.

Quando uma Universidade cria sua Ouvidoria, vai ao encontro dos anseios da sociedade por mecanismos de controle social que contribuam para o fortalecimento da democracia, buscando a abertura à participação de seus alunos, docentes e técnicos, assim como da comunidade em que está inserida.

As Ouvidorias Universitárias

A Ouvidoria Universitária surgiu no Brasil em 1992, na Universidade Federal do Espírito Santo. Em 1997, eram apenas quatro as Ouvidorias Universitárias existentes em todo o Brasil. Em 2000, o aumento havia sido significativo, e já existiam 18 Ouvidorias. Em 2001, as Ouvidorias Universitárias chegaram a 28 no país.

O Trabalho do Ouvidor Universitário

O próprio cidadão é quem, através do ouvidor, contribui para o aperfeiçoamento da instituição universitária. O aluno, o professor, o técnico e as pessoas da comunidade tornam-se protagonistas das mudanças por meio da Ouvidoria.

O ouvidor recebe as demandas (reclamações, denúncias, sugestões, consultas, elogios) e as encaminha às unidades competentes. Estas precisam responder ao ouvidor, que também tem o dever de nunca deixar um usuário sem resposta.

Da mesma forma, o ouvidor contribui com a Administração na identificação de problemas e na elaboração de pareceres sobre as necessidades de aperfeiçoamento da instituição.

A partir das demandas encaminhadas e da própria observação, o ouvidor consegue compor um panorama completo da instituição. Utilizando esses dados, atua como agente de mudanças.


DIRETORIA DO FNOU (2016 – 2018)


  • Presidente

    Alan Santos de Oliveira

    Instituição: Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM
    E-mail: alansantos@unipam.edu.br / ouvidoria@unipam.edu.br
    Telefone: (34) 3823 0328

  • Vice-Presidente

    Luciana Bertachini

    Instituição: Associação Brasileira de Ouvidores – ABO (Seccional São Paulo)
    E-mail: bertachini@uol.com.br
    Telefone: (11) 3221 1113

  • Secretário Geral

    Arnaldo Podestá Júnior

    Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    E-mail: arnaldo@reitoria.ufsc.br / falecom@ouvidoria.ufsc.br
    Telefone: (48) 3721 9955

  • Vice-presidente - Região Centro-Oeste

    Roberto Alves Pereira

    Instituição: Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
    E-mail: roberto@unievangelica.edu.br
    Telefone: (62) 3310 6638

  • Vice-presidente - Região Nordeste

    Maria do Rosário Lapenda

    Instituição: Universidade de Pernambuco - UPE
    E-mail: ouvidoria@upe.br / mrlapenda2@hotmail.com
    Telefone: (81) 3183 3676

  • Vice-presidente - Região Norte

    Maria Rosiney Santana Marques

    Instituição: Universidade Federal de Roraima - UFRR
    E-mail: ouvidoria@ufrr.br
    Telefone: (95) 3621 3109

  • Vice-presidente - Região Sudeste

    Adriana Eugênia Alvim Barreiro

    Instituição: Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
    E-mail: adrianae@unicamp.br
    Telefone: (19) 3521 4484

  • Vice-presidente - Região Sul

    Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller

    Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
    E-mail: aalmeida@unisc.br
    Telefone: (51) 3717 7313