Teresina sedia o XVIII Encontro Anual do FNOUH


Nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2018, no auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí – HU-UFPI, foi realizado o XVIII Encontro Anual do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino (FNOUH). Profissionais de todo Brasil participaram das discussões e das palestras que, nessa edição, aconteceu na cidade de Teresina, no estado do Piauí.

Os diversos assuntos abordados na ocasião foram de grande relevância para a atuação das Ouvidorias do Setor Educacional e para o fortalecimento da democracia e do exercício da cidadania. Tanto no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, privadas e comunitárias, como dos Hospitais Universitários.

As temáticas tratadas no evento foram: “Controle Social, Participação e Fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, “A Rede Nacional de Ouvidores dos Hospitais Universitários Federais – RNOHUF”, “A Ouvidoria Geral do Estado e a Rede de Ouvidorias Públicas”, “A Lei de Acesso à Informação e sua relação com a Eficiência do Serviço Público”, “A Ouvidoria como mecanismo de promoção na eficiência da gestão, qualidade do serviço público e no combate à corrupção” e “Ouvidoria e gestão pública: valorizando a voz do cidadão”.

Estiveram presentes no encontro várias autoridades, como o Ouvidor-geral da União, Dr. Gilberto Waller Junior, que fez a palestra de abertura do evento, o então Presidente do FNOUH, Prof. Alan Santos de Oliveira, a Ouvidora-geral do Estado do Piauí, Dra. Soraya Castello Branco e o Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente.

Além da alteração do nome e da sigla da entidade, que deixa de ser “Fórum Nacional de Ouvidores Universitários – FNOU” e passa a ser nomeada como “Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino – FNOUH”, também houve a eleição da nova diretoria que, por unanimidade, ficou composta da seguinte maneira para o mandato 2018-2020: Presidente: Paulo Rodrigo Ribeiro Guimarães (Hospital Universitário de Brasília - HU-UNB, Brasília – DF); Vice-presidente Geral: Leila Leal Leite (Hospital Universitário do Piauí - HU-UFPI, Teresina – PI); Secretária: Luciana Bertachini (Associação Brasileira de Ouvidores – ABO, São Paulo - SP); Vice-presidente Região Sul: Carlos Menta Giasson (Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado – RS); Vice-presidente Região Norte: Mizael Fernandes de Oliveira Neto (Universidade Federal do Acre - UFAC, Rio Branco – AC); Vice-presidente Região Nordeste: José Maria Silva Nogueira (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Redenção – CE); Vice-presidente Região Sudeste: Thiago Callado Kobayashi (Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia – MG); Vice-presidente Região Centro-oeste: Diego Henrique de Souza Rezende (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian - HU-UFMS, Campo Grande - MS).

Segundo o Prof. Alan Santos de Oliveira, “a gestão 2016-2018 despede-se da diretoria com a percepção de dever cumprido, pois o grupo fez o trabalho por dois mandatos consecutivos sempre com muita seriedade, ética e comprometimento”. No mesmo sentido, o novo presidente do FNOUH, Sr. Paulo Guimarães, em seu discurso de posse frisou que "haverá compromisso da nova gestão para manter a qualidade dos trabalhos do FNOUH, unindo esforços para que sejam atendidas as demandas de todos os públicos”.

O próximo Encontro Anual do FNOUH ficou definido para o ano de 2019, no mês de setembro, na cidade de Curitiba (PR), no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná – CHC-UFPR.